Afinal, o PABX Virtual é bom mesmo? Como funciona esse sistema? O investimento vale a pena? Para tirar suas dúvidas, criamos este post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
O funcionamento do PABX Virtual
O PABX Virtual nada mais é que um software que simula um PABX Convencional. Significa que sua principal função é oferecer comunicação tanto interna (entre funcionários de uma empresa) quanto externa (com clientes e parceiros) por meio de ramais, bem como efetuar captura e transferência de chamadas.
Mas é claro que não é só isso. Com ele você expande os limites de telefonia da sua empresa, pois deixa de depender daquele PABX limitado que está parafusado na parede. Além disso, não necessita de licenças caríssimas para determinados recursos.
Por se tratar de um software, o PABX Virtual fica hospedado em um datacenter, garantindo assim uma alta disponibilidade de serviço. Com isso, a probabilidade de ficar fora do ar é mínima. A simples troca de um sistema telefônico convencional por um virtual faz com que a disponibilidade seja muito maior, aumentando a sua eficiência.
Agora, você pode ter ramais em cada lugar do Brasil ou do mundo falando a custo zero entre si — além de trabalhar em home office e transferir ligações de clientes de forma transparente para outros telefones da empresa. Antes, seria necessário finalizar a chamada e efetuar uma nova, ou tentar uma transferência sem a certeza de sucesso.
Assim, o PABX ganha em mobilidade: em vez de contar apenas com ramais fixos, é possível receber ligações em dispositivos móveis conectados à rede da empresa.
A gestão do PABX Virtual
Essa característica de utilizar um ambiente virtual abre um grande leque de opções para o uso e a gestão do PABX.
Vale ressaltar que o PABX Virtual mantém a capacidade de se conectar a qualquer outro tipo de sistema. Assim, você não terá dificuldades para se comunicar com clientes que possuem telefonia convencional.
Além disso, o PABX Virtual conta com uma estrutura altamente escalável. É possível expandi-lo de forma rápida e eficiente, algo muito complicado em modelos convencionais.
No caso de Call Center, o PABX Virtual oferece ferramentas para a distribuição ágil e eficiente das chamadas, através de Filas de Atendimento, além de relatórios para gerenciamento dessas Filas. Ele permite também a configuração de atendimentos via 0800 ou 4003.
Os principais benefícios do PABX Virtual
Esse software encurta distâncias. Na prática, é como se todos os ramais de uma empresa — mesmo que estejam espalhados por suas sedes no mundo todo — estivessem em um mesmo ambiente. A transferência é instantânea e simplificada.
Você pode ter telefones de diversas cidades e atendê-los de forma unificada (ou até separada). Da mesma forma, é possível integrá-lo com outros softwares para melhorar a eficiência dos processos de sua empresa.
E por falar na gestão do PABX, há um ponto extremamente interessante a ser destacado: a possibilidade de ter todas as chamadas registradas e gravadas.
Assim, sua empresa pode desenvolver um trabalho muito mais eficiente no controle e uso da telefonia.
Você não fica mais preso a um único lugar e a um único telefone — o serviço é online, com ramais em qualquer lugar que tenha internet, seja ele no smartphone, computador, Telefone IP, Adaptador de Telefone Analógico (ATA) ou tablet. Basta que sua empresa adote os meios que atendam às suas necessidades.
E nada de grandes gastos com manutenção! Um dos maiores benefícios do PABX Virtual é a enorme redução de custos que ele proporciona tanto nas ligações quanto na manutenção do sistema. Ajustes e reparos de caráter operacional são realizados online, sem a necessidade de grandes investimentos com técnicos ou peças de reposição.
Como você pode ver, são muitos os benefícios. O PABX Virtual veio para substituir completamente o PABX convencional e já se mostra como a melhor opção disponível no mercado.
Quer saber mais sobre o funcionamento do PABX Virtual? Então entre em contato com a IP Force e fale com quem mais entende do assunto!